quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Hora do Almoço

Para muitas pessoas, comer fora de casa não é uma questão de lazer, mas sim necessidade. Pessoas que vivem em grandes centros urbanos fazem até 1/3 de suas refeições fora de casa e jantam, em média, três vezes na semana em restaurantes.




A escolha do local para se realizar as refeições é o primeiro passo para uma boa alimentação. Evite lanchonetes e fast foods que geralmente oferecem cardápios ricos em gorduras e pobres em vitaminas, minerais e fibras.



Dê preferência para restaurantes “à la carte”, “self service”, ou ainda, se você tiver a opção, escolha aquele estabelecimento que oferece cardápios especiais tipo “prato light”.


Na hora do almoço, inicie com uma salada rica em vegetais tanto crus como cozidos, tentando abranger o maior número de cores possível, pois cada cor corresponde a uma vitamina. Lembre-se que comer todos os dias o mesmo alimento, por mais saudável que ele seja, resulta em uma alimentação monótona e que deixamos de consumir alguns nutrientes importantes.


Inclua um cereal como arroz normal ou integral e combine-o com uma leguminosa para deixar seu prato mais equilibrado e completo, então escolha o de sua preferência (ex: feijão de qualquer tipo, ervilha, lentilha, grão de bico, etc.), na hora de escolher a carne, opte pela magra e tire sempre as gorduras aparentes, peixe é sempre uma boa opção (evite a versão frita).



Evite preparações muito calóricas como as que levam creme de leite, maionese, queijos amarelos, ou qualquer outro molho à base de gorduras e dê preferência às carnes grelhadas. Na hora da sobremesa não precisa sair da mesa, basta optar por uma fruta ou, caso queira algo diferente, um iogurte desnatado com cereal e até um sorvete de frutas.



Quanto aos líquidos, durante as refeições, até um copo é permitido, mas evite refrigerantes ou água com gás, prefira os sucos naturais.



Não se esqueça de sempre levar frutas ou barras de cereais para comer nos intervalos das refeições principais, evitando períodos prolongados de jejum e também de tomar bastante líquido durante o dia (8-10 copos).

3 comentários:

  1. oi flor amei seu blog estou te seguindo venha me seguir tbm...bjssssssss

    ResponderExcluir
  2. Oi querida

    Eu não como muito fora de casa, mais quando vou, procuro fazer escolhas legais, pra sair bem na fita!!

    beijos e ótima quarta

    ResponderExcluir
  3. Amiga tenho um selinho pra vc no meu blog passa lá pra pegar tá...bjsssss

    ResponderExcluir