quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Que alimentos NÃO comer? Quais os alimentos que devemos evitar a todo custo? (Vale a pena ler)



1. Açúcar é seu maior inimigo
Nosso corpo naturalmente precisa de gordura e carboidratos e fazendo as escolhas certas, não precisamos retirar esses grupos inteiros de macronutrientes da nossa dieta para perder peso. Carboidratos se transformam em açúcar durante o processo digestivo e isso significa duas coisas – 1. você não precisa então se desesperar e cortar carboidratos de sua dieta e 2. Você apenas precisa escolher os tipos de carboidratos certos, ou seja, aqueles que não se transformam em açúcar rapidamente.
Isso também significa que você não precisa necessariamente comer açúcar diretamente para que tenha energia. Você deve saber que açúcar é a fonte de energia preferida do corpo e algumas pessoas pensam que ao cortar açúcar elas ficarão sem energia, o que é besteira, pois já que carboidratos se transformam em açúcar, basta comer carboidratos (os certos!) para que você tenha energia.
O que você deve evitar, como mencionei, são os alimentos que se transformam em açúcar rapidamente ao serem ingeridos – esses alimentos sim é que impedem que você emagreça e ainda por cima, fazem com que você engorde um pouquinho mais gradativamente. Agora, a surpresa é quais os alimentos que se transformam em açúcar rapidamente que você deve evitar! Vamos lá:
- Sucos de frutas, principalmente de laranja – coma a fruta inteira! Jamais tome em forma de suco.
- Pão branco – essa você já sabia!
- Pão integral (trigo) – surpresa?! Pão integral, que na maioria dos casos é feito com trigo, é apenas “preferível” ao pão branco, mas ainda assim totalmente não recomendável para quem precisa perder peso. Alguns pães integrais feitos com outros ingredientes que não o trigo, podem ser mais saudáveis como pães feitos com arroz e espelta, por exemplo. É preciso tomar cuidado com grãos, no entanto. Como Mike Geary mencionou em seu artigo semana passada (A dica mais importante de alimentação que você pode aprender), o corpo humano não processa grandes quantidades de grãos apropriadamente e isso leva ao ganho de peso.
- Produtos rotulados como light, diet, gordura reduzida – os produtos com “gordura reduzida” compensam no açúcar – ei, nesse caso, eles estão mais preocupados com a gordura, não com o açúcar! Pegadinha! No caso dos produtos light e diet, esses devem ser evitados como a praga! O efeito no cérebro dos adoçantes faz com que você deseje comer ainda mais açúcar. Isso sem falar nos efeitos extremamente nocivos dos agentes químicos usados nesses produtos.
- Refrigerantes diet e “zero” – Entram na categoria anterior, mas tem gente que se faz de boba e ainda pergunta se “refrigerante zero pode”! Refrigerantes deveriam ser uma categoria a ser riscada da sua vida para sempre. Não há 1 benefício sequer que os refrigerantes possam trazer para você, por que você ainda insiste neles? Prazer? Aprenda a se controlar!
- Adoçantes – mais uma vez, poderia colocar na categoria dos light e diet, mas como o pessoal pergunta, enfatizo aqui: todos os adoçantes tem um efeito adverso no cérebro (incluindo o Stevia) que fazem com que você deseje comer ainda mais açúcar (o de verdade!). Nesse caso, as pessoas compensam comendo mais carboidratos, já que elas não comem açúcar refinado. No final das contas, dá no mesmo!
- Xarope de milho – Ninguém come xarope de milho diretamente, é claro! Esse é um ingrediente, contudo, presente em praticamente TODOS os alimentos industrializados e é o maior de todos os vilões do peso!
- Cereais matinais – O único tipo de cereal matinal que eu indico é o All Bran. Sim, contém grãos, mas a quantidade ingerida geralmente é pequena e o efeito no sistema digestivo é excelente. Cereais de arroz, mesmo sem açúcar são inúteis e todo esse carboidrato vira açúcar rapidinho. Esqueça aqueles cereais que dizem ser saudáveis, bons pro coração e bla, bla, bla. Isso é tudo balela de marketing!
- Granola – mais uma coisa que é marketeada como “super saudável”, mas não é. Granola é altamente calórica e contém uma quantidade enorme de grãos e açúcar.
- Produtos processados de soja – pesquisas tem demonstrado que na realidade, o único alimento à base de soja seguro para consumo é o tofu. O azeite de soja é extremamente prejudicial à saúde, causando problemas renais, aumento do ácido úrico, o que leva a gota no longo prazo. Produtos industrializados que possuem derivados da soja também colocam uma pressão demasiada no fígado e causam o ganho de peso pois o fígado fica ocupado demais filtrando as toxinas ingeridas e não “tem tempo” para quebrar a gordura ingerida adequadamente.

Que tipo de carboidratos e açúcares você deve comer?
– Frutas inteiras – lembre-se: nunca o suco!
– Vegetais e legumes
– Quinoa
– Arroz (de preferência integral e em moderação)
– Feijão – um dos alimentos mais completos e poderosos para ajudá-lo a emagrecer.
– Raízes como mandioca e batata
2. Escolha muito bem suas gorduras
Não é exatamente gordura o que faz as pessoas ganharem peso, mas sim, açúcar, excesso de grãos e carboidratos, o que na verdade, resume-se a açúcar mesmo! No entanto, gorduras “ruins” impedirão com que seu corpo funcione adequadamente e se consumidas em excesso, serão como tudo o mais, guardadas e você ganhará peso.
As gorduras boas também serão “guardadas” se consumidas em excesso, no entanto, se consumidas na quantidade ideal, elas irão ajudar seu corpo a se livrar da gordura estocada mais rápido.
Que tipo de gorduras devem ser evitadas?
– Gorduras hidrogenadas (ou “parcialmente” hidrogenadas)
– Azeite de canola e qualquer outro azeite de origem vegetal, incluindo soja e milho
– Margarina (muito mais nociva do que a manteiga!)
Que tipo de gordura você pode comer?
– (Surpresa)…. manteiga! Claro que em moderação, mas manteiga não faz o estrago no corpo que um dia pensaram que ela fazia. Agora, pelo contrário, todos os produtos que foram criados para “substituir” a manteiga como margarina, esses sim, são extremamente nocivos, não só para a sua cintura, mas também para a sua saúde. Inclui-se também manteigas de frutos oleaginosos como nozes, castanhas e amêndoas. Só tome cuidado com as manteigas (pastas) de amendoim, pois devido à popularidade com o público infantil, esses produtos geralmente contém açúcar extra adicionado. Se você puder, você mesmo pode preparar essas manteigas em casa, direto moendo castanhas, nozes, etc. Procure receitas na net se tiver interesse.
– Azeites (óleos) de: coco, amendoim, semente de uva, nozes, linhaça e oliva.
– Frutas que contêm gordura como abacate, coco
– Ovos – não evite a gema, comer o ovo inteiro é melhor do ponto de vista nutricional
– Frutos oleaginosos como nozes, castanhas, amêndoas (mantenha a moderação, porém, pois o conteúdo calórico desses frutos é bem alto).
No mais, fora carboidratos e gorduras que foi o foco desse artigo, você pode tranquilamente comer qualquer tipo de carne, seja peixe, carne vermelha, frango, peru, etc. Não há nenhum outro tipo de alimento que o corpo humano processe melhor do que carne. Desculpe-me vegetarianos de plantão, mas o homem é um bicho carnívoro por natureza! Além disso, a carne é rica em proteínas, não possui carboidratos (portanto, não tem açúcar) e possui uma quantidade moderada a baixa de gordura, principalmente as carnes brancas.
Alexandra Bellino é formada em educação física e trabalha como personal trainer em Seattle, EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário