terça-feira, 16 de novembro de 2010

Primeiro passo da minha dieta: peguei o cardápio com a nutricionista

Estive na minha nutricionista, a Flávia, para pegar o meu cardápio e as orientações para dar início à minha dieta/reeducação alimentar. Confesso que não é tão assustador como eu imaginava. Talvez nem consiga comer tudo aquilo o que ela sugere, dividido em seis refeições diárias. Dificilmente passarei fome. Vou sentir é falta do chocolate, doces...
Nessa primeira fase, que dura 25 dias, a prioridade, segunda a Flávia, é limpar, desintoxicar meu organismo. Para isso, ela receitou muitas fibras. Além daquelas contidas nas frutas e vegetais, ela colocou no meu cardápio o farelo de trigo e de linhaça, para serem misturadas nas saladas e no iogurte do café da manhã.
Não vou colocar integralmente o meu cardápio aqui no blog porque ele é individualizado. Antes de a nutricionista elaborar esse plano alimentar, ela fez um questionário comigo com repostas sobre os meus hábitos alimentares, meus horários, meu histórico médico, etc. Mas posso, e vou, dividir com vocês as dicas e a base da dieta. Assim, podemos perder peso juntas.

ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS

1. Beba água em pequenos goles;
2. A boa mastigação é fundamental para uma boa nutrição, então mastigue bem devagar, sinta o gosto do alimento!
3. Não pule ou crie nenhuma refeição além da prescrição. Alimente-se de 3 em 3 horas;
4. Respeite a quantidade dos alimentos prescritos! Faça o possível para seguir os horários sugeridos.
5. Evite alimentos gordurosos em geral;
6. Prefira sempre que possível ingerir os vegetais crus e as frutas com casca, para maior aporte de fibras em sua alimentação;
7. Acrescente à sua alimentação 2 colheres de sopa rasa de farelo de trigo/dia;
8. Evite consumir em excesso os alimentos industrializados. Prefira os alimentos naturais;
9. Evite embutidos, enlatados, temperos industrializados; estes produtos contêm muito sódio, dentre outros componentes;
10. Durante os exercícios físicos, mantenha hidratação continua! Não vá fazer atividade física sem se alimentar.
11. Evite consumir chocolates e doces em geral. Consuma 1 unidade média, 1 vez no final de semana. (se não for DIABÉTICO);
12. Utilize as frutas cítricas ou sucos de frutas cítricas após as grandes refeições (almoço e jantar) para prevenção de Anemia Ferropriva.
13. Deixe os vegetais e frutas higienizados na geladeira para facilitar o consumo dos mesmos!
14. Evite beber líquidos próximos às grandes refeições, (almoço e jantar)... Para evitar qualquer alteração da digestão dos alimentos.
15. Utilize por semana 1 unidade de leite fermentado. Isto ajudará a refazer a flora intestinal.
16. Em caso de duvidas procure sua nutricionista
Orientações da minha nutricionista FLÁVIA LARA CASTRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário